Encontre seu Passeio



Mais Lidos


Booking.com
Banner BNU vertical
O que fazer no Centro de Buenos Aires

O que fazer no Centro de Buenos Aires

O Centro de Buenos Aires abriga as principais atrações turísticas da cidade. Na região denominada Microcentro, que combina partes dos bairros de Monserrat e San Nicolás, a distância entre algumas delas pode ser facilmente percorrida durante uma caminhada, que não exige nada além de calçados confortáveis e disposição. Se preferir, no entanto, pode utilizar o transporte público, já que a região é muito bem atendida por linhas de metrô

Confira algumas opções de roteiro para conhecer os principais pontos da capital portenha:

 

O que fazer em Buenos Aires: Dia 1 – Centro + Puerto Madero 

o que fazer no centro de buenos aires

 

A sugestão é iniciar o roteiro pela manhã, no clássico Café Tortoni, o café portenho que você tem que conhecer, como o próprio slogan diz. O local oferece deliciosas opções para o desjejum, mas caso opte por tomar café da manhã no hotel, reserve ao menos um espacinho no estômago para provar o famoso churros com doce de leite, muito bem servido, por sinal.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Churros com doce de leite do Café Tortoni – Buenos Aires

 

Seguindo cerca de 550 metros pela Avenida de Mayo, chega-se à Plaza de Mayo, a praça mais antiga de Buenos Aires, que está cercada por diversos pontos de interesse, além dela própria, que abriga a Pirâmide de Mayo, monumento construído para celebrar o primeiro aniversário da Revolução de Maio, em 1811.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Plaza Mayo e Pirámide de Mayo

 

Nas adjacências, se situam o Cabildo de Buenos Aires, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, a Casa de Cultura de Buenos Aires e a Casa Rosada.

O Cabildo de Buenos Aires serviu de sede para a administração colonial, sendo um ator central no processo de independência argentina, iniciado em 1810. No local histórico, atualmente funciona um museu cujo acervo é composto por objetos do período entre os séculos XVII e XX

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Cabildo – Buenos Aires

 

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é o principal templo católico da capital portenha e abriga a urna de restos mortais do General José de San Martín, militar argentino líder de movimentos em prol da independência, além de um museu em homenagem ao Papa Francisco, que celebrou suas missas na igreja durante 15 anos até se tornar Sumo Pontífice.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Catedral Metropolitana – Buenos Aires

 

A Casa de Cultura de Buenos Aires funciona no imponente edifício que abrigava a sede do Jornal La Prensa, um dos periódicos mais populares do século XX, que costumava soar uma sirene para anunciar as notícias mais importantes. O espaço recebe exposições, espetáculos e oficinas, entre outras atividades.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Casa de Cultura – Buenos Aires

 

A Casa Rosada é o Palácio da Presidência da República Argentina e uma atração por dentro e por fora. De dia é possível visitar um museu no seu interior, com peças alusivas a presidentes argentinos. À noite, luzes iluminam o edifício, acentuando seus tons de rosa.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Casa Rosada – Buenos Aires

 

A pouco mais de 1 km deste ponto, está a Puente de la Mujer, já em Puerto Madero, zona portuária revitalizada em 1989. A ponte simboliza um casal realizando um típico passo de tango em que o homem, representado pelo mastro branco, sustenta pelos fios de 39 metros de altura a mulher, representada pela curvatura central da ponte.  

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Puente de la Mujer – Buenos Aires

 

A menos de cinco minutos a pé, no Dique 3, está atracado o ARA Presidente Sarmiento, um belíssimo fragata (tipo de navio que costumava ser utilizado em guerras), que funciona como museu. Além de conhecer a história da embarcação, é possível compreender como é o funcionamento de um barco.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
ARA Presidente Sarmiento – Buenos Aires

Se a fome bater ao final do tour, não se preocupe, pois o bairro de Puerto Madero é repleto de bons restaurantes com vistas espetaculares para o Rio de la Plata, como o Le Grill.

 

O que fazer em Buenos Aires: Dia 2 – Centro de Buenos Aires

o que fazer no centro de buenos aires 2

 

Este roteiro começa por um grande centro comercial instalado em um prédio declarado  Monumento Histórico Nacional: Galerías Pacífico. O shopping atrai muitos turistas por abrigar lojas de grandes marcas, como Tommy Hilfiger, Lacoste e Calvin Klein. A praça de alimentação também chama atenção pela quantidade de ofertas gastronômicas.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Galerías Pacífico – Buenos Aires

 

A aproximadamente 900 metros, via Rua Viamonte ou Rua Tuculmán, atravessando a Avenida 9 de Julio, está o Teatro Colón, considerado um dos melhores teatros do mundo por sua qualidade acústica e arquitetônica.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Teatro Colón – Buenos Aires

 

De volta à Avenida 9 de Julio, basta caminhar mais 400 metros para chegar ao Obelisco de Buenos Aires, um monumento com 67,5 metros de altura localizado na Plaza de la República, construído em comemoração ao quarto centenário de fundação da cidade.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Obelisco – Buenos Aires

 

Junto à obra, está a Avenida Corrientes, que conhecida como a Broadway Portenha, tem quase 9 km de extensão, atravessa 70 quarteirões e concentra teatros, cultura, comércio e boemia. Nela, está a próxima parada, o Palacio de la Papa Frita, para recarregar as energias. O restaurante tem cardápio variado, além de diferentes tipos de preparo de batata, como o nome sugere.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Palacio de la Papa Frita – Buenos Aires

 

850 metros depois, percorridos via avenidas Corrientes e Callao,  está o Congreso de la Nación Argentina. Considerado o segundo maior edifício parlamentar do mundo, abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. Logo à frente, encontra-se a Plaza del Congreso, que representa o marco zero de Buenos Aires, servindo de referência para calcular distâncias.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Plaza del Congreso – Buenos Aires

 

Seguindo via Avenida de Mayo,  chega-se ao Palacio Barolo, que já foi a construção mais alta da América do Sul. O prédio foi inspirado no livro Divina Comédia, de Dante Alighieri, sendo dividido em 22 andares, mesmo número de estrofes do livro, com uma torre que proporciona visão panorâmica da cidade.

O que fazer no Centro de Buenos Aires
Palacio Barolo

 

As principais atrações do Centro de Buenos Aires

o que fazer no centro de buenos aires 3

 

O roteiro do segundo dia termina praticamente onde o roteiro do primeiro dia começa. É possível combiná-los, alternando caminhada e  metrô para realizar o trajeto completo, que tomaria um dia inteiro, sem tempo para paradas demoradas nos pontos destacados. Porém, se preferir, pode visitar apenas as principais atrações: Teatro Colón, Obelisco, Palacio Barolo, Café Tortoni, Catedral Metropolitana, Plaza de Mayo, Casa Rosada, Puente de la Mujer e ARA Fragata Sarmiento.

Partindo do Teatro Colón, basta caminhar 400 metros até o Obelisco, via Avenida 9 de Julio, uma atração à parte com 140 metros de largura e 12 faixas, considerada uma das maiores avenidas do mundo.

A distância do Obelisco ao Palacio Barolo é de aproximadamente 1 km, que pode ser percorrido a pé e de trem pela Linha B do Metrô, embarcando na Estação Carlos Pellegrini, descendo na Estação Uruguay e caminhando por pouco mais de 600 metros.

O trajeto entre o Palacio Barolo e o Café Tortoni pode ser feito em cerca de 3 minutos de trem, embarcando na Estação Saènz Pena com destino à Estação Piedras, ambas da Linha A do Metrô.

Ao término da refeição no restaurante, retorne à Estação Piedras e embarque em direção à Estação Peru, localizada a outros 3 minutos da Catedral Metropolitana. O templo, por sua vez, se situa a poucos metros da Plaza de Mayo e da Casa Rosada.

Da Casa Rosada, siga para o ARA Fragata Sarmiento, passando pela Puente de La Mujer, em um percurso de pouco mais de 1 km, terminando o passeio com a bela vista de Puerto Madero.

Participar de todas as visitas guiadas dependerá do dia em que o roteiro for executado por conta da disponibilidade das atrações, que é informada abaixo.

 

Informações úteis para o seu roteiro 

Café Tortoni
Endereço: Avenida de Mayo, 825
Telefone: (54 11) 4342-4328
Formas de pagamento: cartão e dinheiro
Email: tortoni@cafetortoni.com.ar
Site: www.cafetortoni.com.ar/br

Cabildo
Endereço: Rua Bolívar, 65
Telefone: (54 11) 4342-6729 / 0159 ou 4334-1782
Email: cabildoextensioneducativa@gmail.com / cabildonacional@gmail.com
Funcionamento: terças, quartas e sextas-feiras, das 10h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h. Às quintas-feiras, das 10h30 às 20h.
Visita Guiada
Frequência: terças, quartas, quintas e sextas-feiras, às 11h e 15h30. Aos sábados, domingos e feriados, às 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 16h45.
Preço: gratuito às terças-feiras e $15 (pesos argentinos) nos demais dias
Duração: de 30 a 40 minutos
Para mais informações atualizadas, clique aqui.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Endereço: Rua San Martín, 27
Telefone: (54 11) 4331-2845 / 4345-3369 / 4345-3736
Email: info@catedralbuenosaires.org.ar
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h45, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h45.
Para mais informações atualizadas, clique aqui.

Casa de Cultura de Buenos Aires
Endereço: Avenida de Mayo, 575
Telefone: (54 11) 4323-9669

Casa Rosada
Endereço: Rua Balcarce, 50
Telefone: (54 11) 4344-3804
Visita Guiada à Casa Rosada
Email: visitascasarosada@presidencia.gob.ar
Frequência: aos finais de semana e feriados, das 10 às 18h.
Preço: gratuito
Para mais informações atualizadas, clique aqui.
Visita Guiada ao Museu da Casa Rosada
Email: museo@presidencia.gov.ar
Frequência: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 18h.
Preço: gratuito
Para mais informações atualizadas, clique aqui.

ARA Presidente Sarmiento
Endereço:  Avenida Alicia Moreau de Justo, 980
Telefone: (54 11) 4334-9386
Funcionamento: segunda-feira a domingo, das 10h às 19h. Em caso de chuva, permanece fechado.
Preço: em torno de $5 (pesos argentinos)
Para mais informações atualizadas, clique aqui.

Le Grill
Endereço: Alicia Moreau de Justo, 876 – Puerto Madero
Telefone: (54 11) 4331-0454
Horário de Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 15h e das 19h às 00h. Às sextas-feiras, das 12h30 às 15h e das 19h à 01h. Aos sábados, das 19h às 01h, e aos domingos, das 12h30 às 15h30.
Para acessar um post completo sobre o Le Grill, clique aqui.

Galerías Pacífico
Endereço: Avenida Córdoba / Rua Florida
Telefone: (54 11) 5555-5110
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 21h.
Site: www.galeriaspacifico.com.ar

Palácio de la Papa Frita
Endereço: Avenida Corrientes, 1612
Telefone: (54 11) 4374-8063 / 4374-0920
Funcionamento: abre todos os dias e serve do café da manhã ao jantar
Formas de pagamento: somente dinheiro
Site: elpalaciodelapapafrita.com

Teatro Colón
Endereço: Rua Tucumán, 1171
Telefone: (54 11) 4378-7127
Email: visitasguiadas@teatrocolon.org.ar
Visitas Guiadas
Frequência: todos os dias, das 9 às 17 horas, com saída a cada 15 minutos
Preço: $250 (pesos argentinos)
Duração: cerca de 50 minutos
Para mais informações atualizadas, clique aqui.

Congreso de la Nación
Endereço: Avenida Entre Ríos / Rua Rivadavia / Rua Hipólito Yrigoyen
Visita ao Palácio do Congresso
Email: visitasguiadas@senado.gov.ar
Frequência: segundas, terças, quintas e sextas-feiras, às 12h30 e 17h
Preço: gratuito
Para mais informações atualizadas, clique aqui.
Visita à Câmara dos Deputados
Email: visitasguiadas@hcdn.gob.ar
Frequência: de segunda a sexta-feira, às 11h, 13h, 15h e 17h
Preço: gratuito
Duração: cerca de 60 minutos
Para mais informações atualizadas, clique aqui.

Palacio Barolo
Endereço: Avenida de Mayo, 1370
Telefone: (54 11) 4381-1885
Whatsapp: (54 911) 6915-2385
Email: info@palaciobarolotours.com
Tour Diurno
Frequência: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, às 10h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h e 19h. Aos sábados, das 10h às 19h, com saída a cada hora.
Preço: $220 (pesos argentinos) – pagamento em dinheiro
Duração: cerca de 1 hora e 30 minutos
Para mais informações atualizadas, clique aqui.

Os passeios mais vendidos

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


×
Olá, podemos ajudar?
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina