Principais bancos

Renomadas instituições financeiras multinacionais, como Itaú e HSBC, também estão no país, mas como são mercados diferentes, são instituições separadas. Ou seja, não é porque você tem conta no Brasil que é cliente destes bancos na Argentina.
———-
>> Atenção: Durante a pandemia, para viajar para a Argentina é obrigatório fazer o Seguro Viagem para a Argentina com Cobertura de COVID. Clique neste link para fazer uma >> COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM ARGENTINA COVID << e avaliar os planos e preços das diversas operadoras disponíveis no mercado.
———-
Antes de embarcar, lembre-se de fazer o Aviso de Viagem dos seus cartões de débito e/ou crédito para desbloquear saques e compras internacionais. Apesar dos argentinos desconfiarem um pouco do sistema financeiro, principalmente após a crise de 2001, tem aumentado o número de lugares, principalmente na capital, que aceitam cartões. Você encontra as bandeiras na porta e as mais comuns são Visa e Amex, mas alguns lugares aceitam também Mastercard. Se ficar na dúvida, é só perguntar “Aceptan tarjeta?” antes de comprar para evitar complicações.
Ah! Não estranhe se o garçom levar seu cartão. A maioria das maquininhas não vai até mesa. E, provavelmente, não vão pedir para você digitar sua senha. O mais comum é entregarem o papelzinho para você assinar. Apresente seu cartão sempre acompanhado de algum documento com foto.
Os caixas eletrônicos costumam ser das redes Banelco ou Red Link. Na prática, para o turista que só quer sacar dinheiro, não faz muita diferença. Isso influencia mais no dia a dia de quem tem conta no país.
Por fim, é sempre bom ter um pouco de dinheiro no bolso. Não só porque mesmo que você pague a conta do restaurante no cartão, ainda vai precisar deixar a propina (conhecida em português como “gorjeta”) em dinheiro, como explicamos aqui; Mas também porque comércios menores ou não aceitam cartões, ou impõe um valor mínimo de consumo para receber o pagamento dessa forma.