Encontre seu Passeio



Mais Lidos


Booking.com
Banner BNU vertical
quanto-pagar-de-gorjeta-na-argentina

Gorjeta na Argentina

Alguns restaurantes mais turísticos na Argentina fazem questão de avisar aos seus clientes que PROPINA no incluída”. Pode parecer estranho em português, mas na Argentina, isso quer dizer “Serviço não incluído”. A palavra Propina significa Gorjeta.

Acabou de comer em uma deliciosa parrilla pediu a conta e não sabe quanto deixar de gorjeta? Não se preocupe. Como no Brasil, o costume na Argentina é deixar 10% do consumo total.

Mas atenção: esse valor quase nunca vem incluído na sua conta e, geralmente, eles não cobram do cartão de crédito, preferindo recebê-lo em dinheiro. Por que? Porque esse dinheiro é do garçom e/ou da equipe que atendeu você. Em alguns restaurantes, inclusive, todos juntam suas gorjetas no final do expediente e dividem igualmente entre garçons, staff e time da cozinha. Então, tenha sempre um pouco de dinheiro vivo para deixar a gorjeta.

Outra observação importante é que alguns restaurantes cobram cubiertos, que significa literalmente “talheres”. É uma taxa administrativa do serviço. Em troca, te servem pãezinhos de entrada. Os cubiertos não são a gorjeta! Neste caso vem incluído na conta e, por isso, o dinheiro fica para o estabelecimento. Sendo assim, você ainda deve deixar os 10% no final, está bem?

Por fim, o costume por aqui é pagar a conta, receber seu troco e aí entregar a gorjeta ao funcionário que atendeu você. Também pode deixar em cima da mesa. Sentou e achou dinheiro? É a gorjeta que o cliente anterior acabou de deixar pro garçom!

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


×
Olá, podemos ajudar?
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina