Serviços básicos na Argentina

Ao mudar para a Argentina, além de alugar uma casa, você precisará contratar serviços de água, luz, telefone, gás, celular, TV à cabo.
Para contratar alguns dos serviços básicos na Argentina é necessário possuir o DNI (documento de identificação da Argentina) ou a precária (o documento provisório). No guia prático para solicitar a residência permanente na Argentina, contamos tudo que você precisa saber para começar o processo do DNI.
Confira abaixo todos os detalhes sobre os serviços.
Telefonia na Argentina
Para contratar um serviço de telefonia fixa na Argentina você necessita ter o seu DNI ou a sua precária. Uma vez com o documento em mãos, você pode entrar em contato com as empresas que oferecem esse serviço. As principais companhias são: Telefonica, Telecom, Telecentro e Gigared.
Uma coisa muito comum é a possibilidade de contratação de um combo de serviços, ou seja, Internet + Telefone Fixo + TV a Cabo. Muitas vezes a contratação deste combo sai mais em conta. As empresas que oferecem esse serviço são as mesmas citadas anteriormente e vamos falar de algumas mais adiante.
No caso de uma linha de celular na Argentina, você pode optar por um plano pré ou pós-pago. A facilidade do sistema pré-pago é que você não precisa apresentar o seu documento de identidade argentino, basta comprar o seu chip. Além das lojas das principais operadoras, eles estão disponíveis em alguns kioskos. Se você desejar contratar um plano pós-pago, é necessário apresentar o DNI e um comprovante de domicilio. As principais operadoras de telefonia móvel são: Claro, Personal, Movistar e Nextel.
TV a cabo na Argentina
Normalmente o serviço de TV a cabo na Argentina é contratado em combos e existem duas possibilidades possíveis: a primeira é Telefone Fixo + Internet + TV a cabo, como falamos anteriormente; e a outra é TV a Cabo + Internet. As principais empresas que oferecem este tipo de serviço, em Buenos Aires, são Cablevision Fibertel e Telecentro. Lembre-se que é necessário possuir o DNI argentino para contratar esses serviços.
Luz na Argentina
É importante saber que em cada região da Argentina existe uma companhia de luz diferente. Na cidade de Buenos Aires, por exemplo, as empresas responsáveis são a Edesur e a Edenor. Quando você aluga um apartamento, por exemplo, geralmente a cobrança chega em nome do proprietário e a obrigação do pagamento é do inquilino. As contas são cobradas mensalmente com uma porcentagem subsidiada pelo estado, ou seja, você paga somente uma parcela da cobrança.
Água na Argentina
Com a água acontece o mesmo que com a luz: cada região do país conta com uma empresa responsável. No caso de Buenos Aires, a empresa se chama AySa. Como no caso do serviço elétrico, a cobrança também é realizada mensalmente e conta com parte do valor subsidiado pelo governo.
Gás na Argentina
Em Buenos Aires a empresa responsável pela distribuição do gás natural e encanado é a MetroGAS. Esse serviço também apresenta uma porcentagem subsidiada pelo estado, e além disso, existe a possibilidade de pagar a conta em duas vezes.
Delegacias na Argentina
Na Argentina, as delegacias são chamadas comisarias. Em Buenos Aires, cada bairro e região possui a sua. Confira aqui todos os detalhes.
Pagamentos na Argentina
Existem duas redes que aceitam o pagamento de diversas contas, desde luz, gás e água, até ingressos de shows e passagens. Elas se chamam RapiPago e PagoFácil. Essas companhias também oferecem a possibilidade de pagamento on-line e neste caso é necessário possuir uma conta bancária na Argentina, além do cadastro no site de uma das redes.
Serviços 24h na Argentina
A Argentina oferece poucos serviços 24h -a grande maioria funciona até as 22h, como as linhas de metrô e os supermercados. Alguns kioskos, que são pequenas lojas que vendem guloseimas, refrigerantes e cigarros ficam abertos 24h. Além disso, os caixas eletrônicos costumam funcionar durante todo o dia, com uma breve interrupção entre 15h e 16h, pois após o fechamento das agências é realizada a manutenção dos mesmos. Um dado importante é que estabelecimentos como supermercados e kioscos só podem vender bebida alcóolica até às 22h.