Morar em Buenos Aires

Se você deseja ter a experiência de morar fora, conhecer novos costumes, novas paisagens e aprender um novo idioma, morar na Argentina pode ser uma boa opção para você.
Bem próximo ao Brasil, o país hermano oferece milhares de atrativos turísticos. Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina, além de ser a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois da Grande São Paulo.
Apesar de ter uma cultura diferente, a Argentina apresenta algumas similaridades com o Brasil. Confira abaixo algumas características do país.
Idioma Espanhol
Quando estudamos uma língua estrangeira, a oportunidade de morar em um país onde o idioma é falado é uma experiência importante. Apesar do espanhol ser bastante parecido com o português, praticar o espanhol no dia a dia oferece mais fluência e desenvoltura do que aprender apenas com livros, filmes e músicas.
Costumes Argentinos
Os costumes e tradições argentinas são bastante parecidos com os brasileiros, então você não vai sofrer nenhum grande choque cultural para se adaptar ao país. Porém, os hermanos também tem suas peculiaridades e você vai aprender muito sobre a cultura de outro povo.
Economia Argentina
A economia argentina já sofreu muitos altos e baixos e, hoje em dia, ainda possui uma inflação relativamente alta. No entanto, o custo de vida em Buenos Aires, por exemplo, ainda é melhor do que em grandes cidades brasileiras. Além disso, se você conta com uma poupança em reais, a cotação deste em relação ao peso argentino ainda é bastante vantajosa.
Metrópole Global
A Argentina, assim como o Brasil, atrai uma enorme quantidade de turistas o ano inteiro. Buenos Aires, como já comentamos, é uma das regiões metropolitanas mais importantes da região. Muitas empresas multinacionais escolheram instalar seus escritórios que cuidam da América Latina em Buenos Aires e o fluxo de negócios com o Brasil é intenso. Então, por um lado, temos uma cidade que acolhe expatriados de diferentes partes do mundo e, por isso, oferece uma deliciosa mistura de sotaques, sabores e experiências. Por outro lado, profissionais que falam português contam com um diferencial.
Mercosur e vistos
Como acontece com outros países que fazem parte do Mercosur, Brasil e Argentina possuem diversos acordos bilaterais que facilitam as relações entre ambos países. Os turistas podem passar até 90 dias no país, sem necessidade de visto, por exemplo. Para os brasileiros que decidem se mudar para a Argentina, é necessário realizar um processo de residência, mas você não precisa comprovar nenhum vínculo empregatício ou estudantil. Para saber mais sobre como tirar seu documento argentino, clique aqui.
Universidade na Argentina
Algo que atrai muitos brasileiros para a Argentina é a possibilidade de cursar uma universidade pública sem necessidade de prestar nenhum tipo de vestibular. Na Argentina, o sistema é diferente. Os estrangeiros podem se inscrever tanto quanto os argentinos e, durante um período que pode variar, mas costuma ser de 1 ano, frequentar o ciclo básico – uma espécie de curso de nivelamento. Ao aprovar esta etapa, o estudante pode escolher qual carreira deseja seguir.