Mercado de San Telmo em Buenos Aires
Mercado de San Telmo
O Mercado de San Telmo em Buenos Aires é um dos principais Pontos Turísticos da cidade. Fundado em 1987 no Bairro de San Telmo, o mercado que antes abastecia a comunidade de imigrantes da região, hoje atrai não apenas moradores, mas principalmente turistas do mundo todo, que vão em busca dos sabores tradicionais argentinos e também de novidades gastronômicas e culturais.
Lá você irá encontrar comidas e restaurantes típicos argentinas como os clássicos choripanes, doce de leite argentino, temperos tradicionais, carnes, frutas e verduras locais, mas também comidinhas inusitadas como crepes e racletes, cafés gourmets e até um restaurante vietnamita.
Além disso, o mercado está repleto de lojas de antiguidades e curiosidades, como lojas de brinquedos antigos, lojas de vinil e quinquilharias mil.
Devido sua importância histórico-cultural, o local foi declarado Monumento Histórico Nacional pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires.
E claro, vale muito a pena visitar!
Arquitetura estilo Italiana
O edifício foi projetado pelo engenheiro e arquiteto Juan Antonio Buschiazzo para o empreendedor Antonio Devoto. Tem uma formação central com saídas para as equinas das ruas Bolívar e Carlos Calvo, onde se concentram as bancas de frutas e carnes.
Em 1930, foram adicionados dois braços, com saídas para as ruas Defensa e Estados Unidos, onde estão localizadas as lojas de antiguidades e decoração.
A estrutura do mercado, ainda original, é feita com vigas de ferro importadas da alemanha, metal e vidro. O estilo da fachada é inspirado na arquitetura italiana, com arcos de meio ponto e ordem toscano. Possui uma cúpula central que permite que entre luz externa dentro do mercado.
O Antigo e o Novo em um mesmo lugar
Muitas lojas estão no mercado há muitos anos, principalmente as lojas que têm como função o abastecimento da comunidade local, como os açougues e mercadinhos, mas também as lojas de roupas e antiguidades.
Essas lojas trazem consigo a história do mercado, preservando e perpetuando a cultura e a essência de Buenos Aires.
A presença e permanência dessas lojas e, sobretudo, dos seus respectivos donos no Mercado de San Telmo, conferem ao local a atmosfera dos primórdios do mercado e possibilitam ao turista uma verdadeira viagem no tempo.
Nos últimos anos, o mercado vem atraindo cada vez mais empreendimentos do ramo da gastronomia: cafés, restaurantes e lanchonetes, que imprimiram um olhar mais moderno ao local.
Esses novos estabelecimentos foram atraídos pelo crescente movimento cultural e gastronômico que vem tomando conta do bohêmio bairro de San Telmo. E que veio pra ficar.
Hoje, nos seus corredores, o mercado reúne lojas super antigas e super modernas, que atraem milhares de pessoas que querem conhecer a alma de Buenos Aires e também experimentar os novos sabores trazidos por essa nova geração porteña.
Restaurantes do Mercado de San Telmo
O Mercado possui diversos restaurantes de comidas variadas, desde os sanduichinhos porteños clássicos, passando pelas empanadas, parrillas, hamburgueres, crepes e até racletes. Além de restaurantes típicos argentinos, lá também se encontram restaurantes de comidas peruana, mexicana, suíça, vietnamita e japonesa. 🙂
Ou seja, o Mercado de San Telmo é um PRATO CHEIO para quem quer experimentar os sabores típicos argentinos e que tmabém gostam de experimentar novos sabores. O mercado tem opções para todo tipo de fome e bolsos.
Entre os principais restaurantes do Mercado estão os dois Bodegones: Pedro Telmo e La Coruña considerados bares Notables de Buenos Aires, o Je Suis Raclette, o El Hornero Empanadas, o Dulce de Leche & Co, o Saigón e o De Lucía e o The Market Burger, e o Un dos Crêpes.
A Cafetería Coffee Town tem cafés especiais de várias partes do mundo, elaborados por baristas apaixonados por café. Vale a pena a visita para um cafezinho. Eu pedi uma medialuna para acompanhar e adorei. Não só o café, que estava delicioso, ou a medialuna, que estava macia, derretendo na boca, mas principalmente pela simpatia dos atendentes e por estar ali no Mercado.
Existe uma lista enorme de restaurantes no Mercado de San Telmo. Muitos estão localizados dentro do mercado e alguns na parte de fora, como é o caso do Café Casa Telma, que eu ADOREI.
Mercado de San Telmo Horário de Funcionamento
O Mercado funciona de terça a sexta das 10h30 às 19h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.
Algumas lojas podem estar fechadas, principalmente de dia de semana. Domingo, por causa da feira de San Telmo, é o dia que o mercado está mais cheio. O ideal é ir de Sábado.
Mercado de San Telmo Endereço
Infelizmente, não há metrô perto do mercado. Você pode ir de ônibus, táxi ou uber. Existe um ponto de ônibus bem em frente ao mercado, na Rua Bolívar.
Mapa: Aqui você pode ver o Mapa dos arredores e ver como chegar no mercado.
Email: elmercadodesantelmo@gmail.com
Mais Informações no Facebook Oficial do Mercado de San Telmo