Encontre seu Passeio



Mais Lidos


Booking.com
Banner BNU vertical
Solstício de verão o dia mais longo do ano (2)

Solstício de verão: os dias mais longos do ano

Solstício de verão é o fenômeno astronômico que marca o início da estação mais quente do ano. Com a proximidade da data, o sol brilha por mais tempo. Em Ushuaia, se põe pouco antes das 22h! 😯

 

Na quinta-feira, dia 21 de dezembro, começa o verão no Hemisfério Sul, que receberá maior incidência de raios solares. O início da estação é marcado pelo solstício de verão, que ocorrerá precisamente às 14h28, no horário de Brasília. Os dias que precedem e sucedem a data são os mais longos do ano, ou seja, com mais horas de sol.

Durante o período, em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, o dia pode durar mais de 17 horas e o sol, se pôr pouco antes das 22h!

Pôr do sol em Ushuaia, na Argentina
Pôr do sol em Ushuaia, na Argentina

A palavra “solstício” deriva do latim “sol” e “sístere”, que significa permanecer quieto. Provocado pela inclinação da Terra, o fenômeno acontece quando o sol atinge a maior distância angular da Linha do Equador, que divide o planeta em duas partes, os hemisférios Sul e Norte. A data anual não é fixa, mas sempre se aproxima da segunda dezena de dezembro.

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


×
Olá, podemos ajudar?
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina