Obelisco de Buenos Aires completa 81 anos

Obelisco de Buenos Aires completa 81 anos na Semana de Mayo Argentina 01

Obelisco de Buenos Aires completa 81 anos

O Obelisco de Buenos Aires, que não raramente é decorado para celebrar datas comemorativas, amanheceu vestido de branco e celeste na última terça-feira (23), dia em que completou 81 anos. Símbolo emblemático da capital portenha, monumento histórico, patrimônio cultural e importante cenário de manifestações políticas e comemorações esportivas, a estrutura recebeu a visita de moradores da cidade como parte dos festejos de aniversário.

Obelisco de Buenos Aires completa 81 anos na Semana de Mayo Argentina

Iniciativa da Participación Ciudadana, organização governamental responsável por intermediar o diálogo entre a população e a Prefeitura, uma promoção convocada pelas redes sociais sorteou 81 pessoas para subir até o topo do Obelisco, a 67,5 metros de altura, onde há uma cúpula piramidal com janelas que funciona como um mirante nada tradicional com visão privilegiada.

Acompanhados por funcionários da Defesa Civil e munidos de equipamentos de segurança, os sortudos foram divididos em grupos e subiram por meio de uma escada vertical de 206 degraus, sendo que há pontos de parada para descanso ao longo do trajeto. Vale ressaltar que a visitação não é aberta ao público em dias normais. Por isso, para conhecer o Obelisco de Buenos Aires por dentro, clique aqui e se atente para a imagem abaixo.

Obelisco de Buenos Aires completa 81 anos na Semana de Mayo Argentina 4
Fonte: Arquivo Clarín

Situado na Plaza de la Republica, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julio, no local em que a bandeira nacional foi hasteada oficialmente pela primeira vez, o Obelisco foi construído em 1936, em comemoração ao quarto centenário da primeira fundação de Buenos Aires. É isso mesmo, a cidade foi fundada mais de uma vez: em 1536, por Pedro de Mendoza, e em 1580, por Juan de Garay. 

Apesar de ter se tornado um ícone, o monumento já foi motivo de polêmica. Três anos após sua inauguração, a Câmara dos Vereadores sancionou sua demolição por questões econômicas, estéticas e de segurança pública, mas a decisão foi vetada pela Prefeitura. Teria sido uma pena, não é?

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


Assine nossa newsletter e receba descontos exclusivos!


logosemsombrasmall

Somos uma operadora de turismo brasileira que oferece serviços completos de turismo para a Argentina. Somos parte do grupo Brasileiros pelo Mundo, detentor da operadora de turismo Brasileiros no Uruguai, especializada no destino Uruguai.

Brasileiros pelo Mundo Agência de Viagens e Turismo – LTDA – ME
CNPJ 15.343.169/0001-11
CADASTUR / EMBRATUR: 26.075639.10.0001-4
contato@brasileirosnargentina.com.br

Forma de Pagamento

banner_5_1

Compra Segura

compra-segura
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina