O Tango e a essência da Argentina

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-milongas

O Tango e a essência da Argentina

O tango é uma das expressões musicais mais fortes da Argentina e em 2009 foi declarado como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Começou como um estilo musical mais marginalizado e se tornou um dos ícones musicais do país. Em Buenos Aires é possível encontrar referência ao tango em diversas esquinas da cidade, mas os bairros mais emblemáticos para a história desse ritmo apaixonado são: Boedo e Abasto, passando pelo Caminito, em La Boca, e a Plaza Dorrego, em San Telmo.

Alguns apaixonados pelo tango contam que o ritmo teve origem no bairro de La Boca, onde está o Caminito que mantém as estruturas das casas construídas pelos imigrantes. Lá você pode ver dançarinos nas ruas e restaurantes. Saindo de La Boca, você pode ir até San Telmo, um bairro boêmio que também guarda a história do ritmo, e lá fica um dos armazéns de tango mais clássicos de Buenos Aires, se chama El Viejo Almacén, onde você pode assistir um show de tango acompanhado de um delicioso jantar. Mas além do El Viejo Almacén, a cidade oferece diversas outras opções de Tango e Cena Show, confira aqui.

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-2

 

Milongas de Buenos Aires

Agora, se depois de assistir um show de tango, você se arrepiar e quiser se jogar na pista para aprender alguns passos, também é possível. Buenos Aires é uma cidade cheia de milongas. Mas o que são milongas? São bares dedicados ao tango onde os argentinos se encontram para dançar. Muitas milongas oferecem aulas de tango antes de abrir a pista para os bailarinos profissionais e amadores. É uma ótima oportunidade! Uma das casas que oferece aulas é o La Catedral, que já falamos aqui, e uma outra opção é o La Viruta. Mas aqui você encontra um mapa com as milongas que a cidade oferece.

Além dessas dicas, você também pode conhecer a Academia Nacional do Tango, um museu que conta a história do tango, oferece aulas de dança e também conta com uma escola, onde você pode aprender tudo sobre o ritmo. A academia fica do lado do Café Tortoni, um dos cafés notáveis da cidade, e onde se reuniam várias personalidades da época, entre elas, o grande Carlos Gardel.

Realmente o tango é uma das preciosidades do país, e em uma frase o poeta e crítico argentino Saúl Yurkievich conseguiu expressar a importância e o significado do ritmo para a Argentina: “El tango encarna la quintaesencia del argentino. Como ningún otro género, transmite el temperamento conformado de tristeza, rabia y gracia, no obstante, éstos se encuentran contenidos dolorosamente”.

A nossa equipe fez uma seleção com algumas das milongas imperdíveis de Buenos Aires, confira:

 

La Viruta

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-la-virutaO La Viruta conta com uma orquestra ao vivo, fica no coração de Palermo e oferece aulas de tango. A casa funciona de quarta a domingo.

 

La Catedral

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-la-catedralNeste post falamos bastante do La Catedral. A casa está aberta todos dos dias e oferece aula de tango também.

 

Maldita Milonga

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-maldita-milongaÀs quartas e domingos você a encontra no bairro da San Telmo com nome de Maldita Milonga, às segundas seu nome é Bendita Milonga. Com ambiente jovem e bastante descontraído a milonga conta com uma orquestra ao vivo, e além disso, você pode arriscar os primeiros passos no tango com as aulas para iniciantes.

 

Sin Gomina Milonga

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-sin-gominaA casa fica no bairro de Boedo e também conta com orquestra ao vivo. A milonga oferece um espaço democrático e busca atualizar o tango com novas composições e com uma maneira mais livre para dançar, sem esquecer, é claro, das tradições do tango.

 

Parakultural

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-parakulturalA programação do Parakultural acontece às segundas, terças e sextas, em Palermo. Eles contam com orquestra e músicos ao vivo que mudam de acordo com o dia. É uma milonga mais clássica e recebe um público mais velho.

 

Los miércoles de la nacional

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-los-miercolesSe você quiser admirar os belos passos do tango, o La Nacional é o lugar certo. Eles estão em Monsserat, no Centro de Buenos Aires, e abrem todas as quartas. Oferecem aulas de tango, e depois da aula o espetáculo fica por conta de alguns profissionais e convidados que enchem o salão.

 

El Beso

o-tango-e-a-essencia-da-argentina-el-besoO El Beso é uma casa de tango que oferece diferentes tipos de milonga durante toda a semana: para jovens, iniciantes, para mais velhos, para o que já são pé-de-valsa e para os que só querem admirar os bailarinos e bailarinas. A casa fica no centro da cidade.

Com essa lista fica irresistível não arriscar os primeiros passos, né? Conta pra gente, onde você vai aprender a dançar tango quando for para Buenos Aires?

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


Assine nossa newsletter e receba descontos exclusivos!


logosemsombrasmall

Somos uma operadora de turismo brasileira que oferece serviços completos de turismo para a Argentina. Somos parte do grupo Brasileiros pelo Mundo, detentor da operadora de turismo Brasileiros no Uruguai, especializada no destino Uruguai.

Brasileiros pelo Mundo Agência de Viagens e Turismo – LTDA – ME
CNPJ 15.343.169/0001-11
CADASTUR / EMBRATUR: 26.075639.10.0001-4
contato@brasileirosnargentina.com.br

Forma de Pagamento

banner_5_1

Compra Segura

compra-segura
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina