O que fazer em Palermo Buenos Aires

O que fazer em Palermo (Buenos Aires)

Palermo é o maior bairro de Buenos Aires e contém subdivisões não oficiais, como Palermo Soho, Palermo Hollywood, Palermo Viejo, Palermo Chico, Palermo Botânico, entre outras. Trata-se de uma localização muito eclética, recheada de atrações para todos os gostos: áreas verdes, centros de compra, feiras, museus, bons restaurantes e muito mais!

Confira abaixo três opções de roteiro em Palermo que passam pelos principais pontos turísticos da região.

 

Roteiro 1: Bosques de Palermo – Buenos Aires

O que fazer em Palermo Buenos Aires

A Plaza Italia é um dos lugares com maior trânsito de pessoas e veículos em Buenos Aires. Por esse motivo, a sugestão é começar e/ou terminar o roteiro por lá, já que chegada e partida são facilitadas pelo transporte público, principalmente pela Estação Plaza Italia de metrô. Seja qual for sua escolha, vale a pena passar pelo monumento equestre em homenagem ao revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi.  

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Plaza Italia e Monumento a Giuseppe Garibaldi – Buenos Aires

 

Ao lado da praça, está o Jardim Botânico Carlos Thays, aberto ao público em 7 de setembro de 1898 e declarado Monumento Histórico Nacional da Argentina em 02 de abril de 1996. O espaço conta com milhares de espécies vegetais, jardins de estilos oriental, romano e francês, estufas, obras de arte e até uma biblioteca. Sua sede administrativa funciona em um belo casarão inglês de 1881 construído com tijolos vermelhos, motivo pelo qual é apelidado de “El Castillo de Chocolate” por alguns locais.

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Jardín Botánico Carlos Thays – Buenos Aires

 

A cerca de 1,5 km de distância, via Avenida Sarmiento, se situa o Parque Tres de Febrero, a maior área verde da cidade de Buenos Aires. Neste trajeto, registre o Monumento à Carta Magna e as Quatro Regiões Argentinas, ou Monumento a los Españoles, cuja estátua no topo simboliza a República. A seus pés estão representados Los Andes, Rio da Prata, La Pampa e Chaco.

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Monumento a los Españoles – Buenos Aires

 

Popularmente conhecido como Bosques de Palermo, o Parque Tres de Febrero é sinônimo de romantismo e contato com a natureza, a começar por sua atração mais visitada, o Rosedal, que reúne mais de 18 mil rosas em torno de um grande lago, além de um anfiteatro, um pátio andaluz e o Jardín de los Poetas (Jardim dos Poetas), com bustos de célebres escritores, como Dante Alighieri e William Shakespeare.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
El Rosedal – Buenos Aires

 

Em frente ao Rosedal, o Museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori é outro belo ponto de interesse, com acervo de mais 4 mil peças da produção argentina que compreende ao período entre a metade do século XIX e os dias atuais. O local ainda conta com uma charmosa lojinha de itens artísticos e um café com saborosas ofertas gastronômicas.

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori – Buenos Aires

 

A aproximadamente 1 km dali, está o Planetário Galileo Galilei, principal centro de divulgação de conhecimento científico-astronômico da cidade de Buenos AiresAberto ao público desde 5 de abril de 1968, abriga um museu, permite observar o céu com telescópios, promove cursos e palestras. 

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Planetário Galileo Galilei – Buenos Aires

 

A 800 metros, via Avenida Berro Adolfo, se localiza o Jardín Japonés, que simboliza a relação entre Argentina e Japão. Construído em 1967, desde 1989 é administrado pela Fundação Cultural Argentino Japonesa, responsável pela realização de atividades de difusão da cultura oriental. Aos apreciadores, o jardim dispõe de um restaurante de culinária japonesa. Caso tenha fome e não seja fã deste tipo de gastronomia, existe um restaurante judeu muito bem conceituado a 600 metros dali, via Avenida del Libertador: o Mishiguene.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Jardín Japonés – Buenos Aires

 

Roteiro 2: Palermo Soho – Buenos Aires

O que fazer em Palermo Buenos Aires

 

Palermo Soho é a subdivisão mais popular de Palermo e sua denominação faz referência aos “Sohos” de Nova York e Londres, bairros marcados pela forte presença de moda, arte e boêmia. Retrato disso é a Feira de Palermo Soho, que acontece na Plaza Julio Cortázar aos finais de semana. Lá, artistas plásticos expõem e vendem suas obras e estilistas independentes comercializam roupas e acessórios especialmente femininos. Artesanatos também são ofertados.

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Feira de Palermo Soho – Buenos Aires

 

Nas redondezas existem numerosas opções para saciar a fome, com destaque para as tradicionais parrillas argentinas La Cabrera e Don Julio. Para acessar o post completo sobre a La Cabrera, clique aqui.

Entre a Feira de Palermo Soho e o Restaurante Don Julio, está a “vinotecaLo de Joaquin Alberdi (JA!), que reúne mais de 500 rótulos de vinhos selecionados, realiza degustações semanais e oferece indicações de acordo com as preferências dos clientes. Ah! O proprietário Joaquín Alberdi é uma simpatia!

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Joarquín Alberdi

 

A cerca de 600 metros de distância, está o Centro Cultural de la Ciência, um espaço de interação entre a comunidade científica e o público em geral. Há também um parque de uso livre e gratuito com estruturas esteticamente semelhantes a composições de áreas da ciência utilizadas em atividades e jogos com os frequentadores.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Parque de la Ciência – Buenos Aires

 

Caminhe por apenas mais 3 minutos, via ruas Godoy Cruz e Paraguay, para chegar à última parada, de onde provavelmente sairá com sacolas de compra: o Distrito Arcos, um complexo comercial a céu aberto que reúne outlets de grandes marcas, como Adidas, Levis, Billabong, Lacoste, Quiksilver e Puma. Se sentir fome, explore os variados postos, quiosques e foodtrucks de gastronomia gourmet do espaço, com opções como Starbucks, Havanna e Wendy’s.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Distrito Arcos – Buenos Aires

 

A Estação Palermo de metrô está em um dos limites do Distrito Arcos, na Avenida Santa Fe. Para retornar ao Centro de Buenos Aires, caso seja de seu interesse, basta embarcar sentido Catedral e descer na Estação Tribunales.

 

Roteiro 3: Museus de Palermo – Buenos Aires

O que fazer em Palermo Buenos Aires

 

Este é um circuito por alguns dos museus de Palermo, partindo do Museo Evita. Pode ser difícil combinar as visitas, pois não estão disponíveis todos os dias da semana. Para contemplar todos os pontos, a sugestão é visitá-los na quarta, quinta ou sexta-feira. Para não ter erro, cheque a disponibilidade de cada atração no final do post e escolha o melhor dia de acordo com suas preferências.  

Inaugurado em 26 de julho de 2002, em homenagem ao quinquagésimo aniversário de morte de María Eva Duarte Perón, o  Museu Evita recorda as obras realizadas por Evita, ex-primeira dama da Argentina auxiliadora dos mais necessitados.

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Museu Evita – Buenos Aires

 

A pouco mais de 1 km, está o Museu de Arte Popular José Hernández, cujo acervo inclui produções artesanais tradicionais e contemporâneas têxteis, em couro, prata e madeira.  

 

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Museu de Arte Popular José Hernández – Buenos Aires

 

A cerca de 400 metros, via Rua San Martín de Tours, se localiza o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o MALBA, que expõe trabalhos de artistas como Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Candido Portinari e Emiliano Di Cavalcanti.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA)

 

A próxima parada é o Museu Nacional de Artes Decorativas, a aproximadamente 800 metros de distância via Avenida Presidente Figueroa Alcorta e Rua Mariscal Ramón Castilla, passando pela Praça República do Chile para registrar o Abuelo Inmortal, único monumento ao militar herói da independência argentina San Martín que o retrata já velho e como um civil.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Praça República do Chile e Monumento a San Martín – Buenos Aires

 

Instalado em um palácio de estilo neoclássico francês, o Museu Nacional de Artes Decorativas abriga mais de 4 mil peças, na maioria de arte decorativa oriental e europeia, esculturas e pinturas do período entre os séculos XVI e XIX, além da própria mobília.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Museu Nacional de Artes Decorativas – Buenos Aires

 

Ao lado, está o Museu do Automóvel, no primeiro piso do prédio do Clube Argentino, que ocupa um quarteirão inteiro. Além do museu, que exibe carros clássicos, são oferecidos serviços de mecânica e lavagem para sócios.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Museu do Automóvel – Clube Argentino – Buenos Aires

 

PS: Não passe fome! Museu Evita, Museu de Arte Latino-Americana e Museu de Arte Decorativa dispõem de bons cafés/restaurantes.

 

Informações úteis para o seu roteiro em Palermo

Jardín Botánico Carlos Thays
Endereço: Avenida Santa Fe, 3951
Telefone: (54 11) 4831-4527
Email: buenosairesjardin@buenosaires.gob.ar
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 08h às 17h45 – 18h45 no horário de verão. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h45. Fechado às segundas-feiras.
Preço: gratuito

Parque Tres de Febrero (Bosques de Palermo)
Endereço (limites): Av. Del Libertador / Rua Virrey del Pino / Rua Migueletes / Rua La Pampa / Av. Figueroa Alcorta / Av. Florencio Sánchez / Av. Leopoldo Lugones
Telefone: (54 11) 4805-6244
Email: pque3defebrero@gmail.com

Rosedal
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 08h às 20h.
Não é permitido ingressar com bicicletas e animais.
Entrada livre e gratuita.

Museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori
Avenida Infanta Isabel, 555 – Palermo, Buenos Aires, Argentina
Telefone: (54 11) 4774-9452 / 4772-5628 / 4778-3899
Email: info_museosivori@buenosaires.gob.ar
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h. Fechado às segundas-feiras.
Visitas Guiadas
visitasguiadas_museosivori@buenosaires.gob.ar
Para mais informações atualizadas, clique aqui.
Café Sívori
Telefone: (54 11) 4777-9338
Email: cafesivori@hotmail.com
Formas de pagamento: cartões de crédito e débito
Para mais informações, clique aqui.

Planetário Galileu Galilei
Endereço: Avenida Sarmiento, s/n
Telefone: (54 11) 4772-9265 / 4771-6629
Email: planetario@buenosaires.gob.ar
Site: www.planetario.gob.ar

La Cabrera
Endereço: José Antonio Cabrera, 5099
Telefone: (54 11) 4832-5754
Whatsapp: (54 9 11) 6820-4013
Email: info@lacabrera.com.ar

Don Julio
Endereço: Guatemala, 4691
Telefone: (54 11) 4831-9564 / 4832-6058
Email: info@parrilladonjulio.com.ar
Site: www.parrilladonjulio.com.ar

Jardín Japonés
Endereço: Avenida Casares, 2966
Telefone: (54 11) 4804-4922 / 4804-9141
Email: informes@jardinjapones.org.ar
Preço: $95 (pesos argentinos)
Funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.
Site: www.jardinjapones.org.ar
Restaurante
Telefone: (54 11) 4800-1322 / 4800-1323
Email: restaurant@jardinjapones.org.ar
Funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h e das 19h30 à meia-noite. Fechado às       terças-feiras à noite.
Sextas-feiras, sábados e domingos, apenas com reserva.

Lo de Joaquin Alberdi (JA!)
Endereço: Jorge Luis Borges, 1772
Telefone: (54 11) 4832-5329 / 4831-7720
Email: info@lodejoaquinalberdi.com
Funcionamento: todos os dias, das 11h às 21h. No domingo abre 1h mais tarde, às 12h.
Degustações: quintas e sextas-feiras, às 19h30
Todas as formas de pagamento são aceitas.

Centro Cultural de la Ciência
Godoy Cruz, 2270
Email: contacto@ccciencia.gob.ar
Funcionamento: sexta-feira, sábado e domingo, das 13h às 19h30.
Site: www.ccciencia.gob.ar/
Entrada livre e gratuita.
Não há visitas guiadas.

Distrito Arcos
Paraguay, 4979
Telefone: (54 11) 5789-2700
Site: www.distritoarcos.com

Museu Evita
Endereço: Lafinur, 2988
Telefone: (54 11) 4807-0306
Email: info@museoevita.org
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 11h às 19h. Fechado às segundas-feiras.
Site: www.museoevita.org.ar
Para informações atualizadas sobre visitas guiadas, clique aqui.
Museu Evita Restaurant
Telefone: (54 11) 4800-1599
Email: consultas@museoevitaresto.com.ar
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 09h à meia noite, e aos domingos, das 09h às 19h.
Formas de pagamento: dinheiro e cartão de crédito
Site: www.museoevitaresto.com.ar

Museu de Arte Popular José Hernández
Endereço: Avenida del Libertador, 2373
Telefone: (54 11) 4803-2384
Email: info_hernandez@buenosaires.gob.ar
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.
Preço: grátis às quartas-feiras, $10 (pesos argentinos) nos demais dias
Facebook: Museo de Arte Popular José Hernández
Para informações atualizadas sobre visitas guiadas, clique aqui ou entre em contato pelo email  visitasguiadas_hernandez@hotmail.com.

Museu de Arte Latino-Americana (MALBA)
Endereço: Avenida Figueroa Alcorta, 3415
Telefone: (54 11) 4808 6500
Email: informes@malba.org.ar
Site: www.malba.org.ar
Funcionamento: de quinta a segunda-feira, das 12h às 20h, às quartas-feiras, das 12h às 21h, e aos feriados, das 12h às 20h. Fechado às terças-feiras.
Preço: $50 (pesos argentinos) às quartas-feiras, $100 (pesos argentinos) nos demais dias
Site: www.malba.org.ar
Para informações atulizadas sobre visitas guiadas, clique aqui e desça a página.
Restaurante
Funcionamento: todos os dias, das 09h às 20h, sextas-feiras e sábados até 00h.
Telefone: (54 11) 4806-1102

Museu Nacional de Arte Decorativa
Endereço: Avenida del Libertador, 1902
Telefone: (54 11) 4801-8248 / 4802-6606 / 4806-8306
E-mail: museo@mnad.org
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 14h às 19h. Fechado às segundas-feiras.
Preço: $20 (pesos argentinos)
Site: www.mnad.org
Para informações atualizadas sobre visitas guiadas, clique aqui.
Café/Restaurante Croque Madame
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 10 às 00h.
Telefone: (54 11) 4806-8639
Email: museo@croquemadame.com.ar
Site: www.croquemadame.com.ar

Museu do Automóvel – Clube Argentino
Endereço: Avenida del Libertador, 1850
Telefone: (54 11) 4808-4240
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30.
Preço: gratuito
Site: www.aca.org.ar/institucional/museo

Os passeios mais vendidos

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


Passeios mais vendidos

City Tour Buenos Aires Premium Passeio Guiado

City Tour Buenos Aires Premium

a partir de R$ 110,00

5% para pagamentos em boleto

City Tour Buenos Aires Passeio Buenos Aires Caminito Casa Rosada Valor

City Tour Buenos Aires

a partir de R$ 80,00

5% para pagamentos em boleto

City Tour Buenos Aires com navegação pelo Rio da Prata e Almoço

City Tour Buenos Aires com Navegação e Almoço

a partir de R$ 230,00

5% para pagamentos em boleto

Delta do Tigre Buenos Aires Excursão Passeio Meio dia Tigre & Delta Preço

Delta do Tigre e Rio da Prata

a partir de R$ 210,00

5% para pagamentos em boleto

Delta do Tigre Buenos Aires Excursão Passeio Meio dia Tigre & Delta Preço Almoço ônibus

Delta do Tigre e Rio da Prata com Almoço

a partir de R$ 340,00

5% para pagamentos em boleto

Delta do Tigre Buenos Aires Excursão Passeio Meio dia Tigre & Delta

Delta do Tigre

a partir de R$ 160,00

5% para pagamentos em boleto

Dia de Campo Estância Don Silvano Buenos Aires

Estância Don Silvano com Almoço

a partir de R$ 0,00

5% para pagamentos em boleto