Encontre seus Passeios



Mais Lidos


Booking.com
Banner BNU vertical
O Fileteado Portenho Argentina Buenos Aires 2

O fileteado portenho

Você sabe o que é fileteado portenho? Mistura de técnicas de desenho e pintura, é uma das expressões artísticas mais representativas de Buenos Aires.

 

Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2015, o fileteado portenho é o mais significante emblema iconográfico da cidade de Buenos Aires.

Por se tratar de uma arte popular, a maior parte do que se sabe sobre sua origem provém de testemunhos, não há muita documentação. Em geral, os historiadores concordam que o fileteado teria sido criado espontaneamente por imigrantes italianos que trabalhavam como pintores em fábricas de automóveis em Buenos Aires no início do século XX. Salvador Venturo, Vicente Brunetti e Cecilio Pascarella são os primeiros adeptos do ofício.

Inicialmente, eram linhas muito finas que cobriam os painéis dos carros ou separavam cores diferentes nas laterais. Mais tarde, outros elementos decorativos foram adicionados e a técnica foi aperfeiçoada. Foram incorporados pergaminhos, flores, folhas, fitas, cores muito vívidas, linhas retas e curvas de diferentes espessuras combinadas com frases breves da sabedoria popular ou figuras populares, como a Virgem Maria e Carlos Gardel.

O Fileteado Portenho Argentina Buenos Aires 4

Em referência à primeira exposição de fileteado realizada na Galeria Wildenstein de Buenos Aires em 1970, em 14 de setembro se celebra o Dia do Fileteado Portenho.

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


×
Olá, podemos ajudar?
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina