O fileteado portenho

O Fileteado Portenho Argentina Buenos Aires 2

O fileteado portenho

Você sabe o que é fileteado portenho? Mistura de técnicas de desenho e pintura, é uma das expressões artísticas mais representativas de Buenos Aires.

 

Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2015, o fileteado portenho é o mais significante emblema iconográfico da cidade de Buenos Aires.

Por se tratar de uma arte popular, a maior parte do que se sabe sobre sua origem provém de testemunhos, não há muita documentação. Em geral, os historiadores concordam que o fileteado teria sido criado espontaneamente por imigrantes italianos que trabalhavam como pintores em fábricas de automóveis em Buenos Aires no início do século XX. Salvador Venturo, Vicente Brunetti e Cecilio Pascarella são os primeiros adeptos do ofício.

Inicialmente, eram linhas muito finas que cobriam os painéis dos carros ou separavam cores diferentes nas laterais. Mais tarde, outros elementos decorativos foram adicionados e a técnica foi aperfeiçoada. Foram incorporados pergaminhos, flores, folhas, fitas, cores muito vívidas, linhas retas e curvas de diferentes espessuras combinadas com frases breves da sabedoria popular ou figuras populares, como a Virgem Maria e Carlos Gardel.

O Fileteado Portenho Argentina Buenos Aires 4

Em referência à primeira exposição de fileteado realizada na Galeria Wildenstein de Buenos Aires em 1970, em 14 de setembro se celebra o Dia do Fileteado Portenho.

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


Assine nossa newsletter e receba descontos exclusivos!


logosemsombrasmall

Somos uma operadora de turismo brasileira que oferece serviços completos de turismo para a Argentina. Somos parte do grupo Brasileiros pelo Mundo, detentor da operadora de turismo Brasileiros no Uruguai, especializada no destino Uruguai.

Brasileiros pelo Mundo Agência de Viagens e Turismo – LTDA – ME
CNPJ 15.343.169/0001-11
CADASTUR / EMBRATUR: 26.075639.10.0001-4
contato@brasileirosnargentina.com.br

Forma de Pagamento

banner_5_1

Compra Segura

compra-segura
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina