Encontre seu Passeio



Mais Lidos


Booking.com
Banner BNU vertical
morar na argentina dicas e informações 2

Morar na Argentina – Dicas e Informações

Muitos brasileiros sonham em sair do Brasil para ir morar na Argentina. A maioria quer morar em Buenos Aires, por ser a capital da Argentina e apresentar um leque maior de oportunidades. Confira nossas dicas sobre Morar na Argentina: custo de vida, aluguel, emprego e outros temas importantes que você deve avaliar na hora de se mudar para o país.

 

Morar na Argentina é o sonho de muitos brasileiros. Novos horizontes, novos cenários, outras pessoas, outra vida. O primeiro passo é buscar informações na internet sobre o destino, ou mesmo perguntar para quem já foi ou está vivendo lá.

As perguntas normalmente são:

– Como é viver na Argentina?

– Como é viver em Buenos Aires?

A resposta para essas perguntas são MUITO amplas e complexas. Depende. Uma pessoa que mora em Buenos Aires sozinha, que trabalha como freelancer e vive em uma casa monoambiente tem uma percepção da vida em Buenos Aires diferente de uma pessoa que foi a trabalho pela empresa com a família, mora na Recoleta em um apartamento de 200m². As duas pessoas são brasileiras e moram em Buenos Aires, mas elas vão ter opiniões muito distintas sobre o como é viver em Buenos Aires.

Por isso, independente da opinião alheia, tudo depende do seu estilo de vida, do que você gostaria de fazer profissionalmente, quais são as suas expectativas e o que é importante para você. Isso tudo irá influenciar a sua percepção sobre os obstáculos e oportunidades de se viver em Buenos Aires.

Dito isso, vamos para a parte prática.

Este post irá trazer informações importantes para o planejamento da sua mudança e também informações sobre os guias que elaboramos e vendemos  para auxiliar aqueles que desejam se mudar para a Argentina, com informações importantes que facilitam (e muito) o processo de mudança.

Nossos guias são elaborados por consultores brasileiros que vivem na Argentina. As informações contidas nos guias são pesquisadas inloco, traduzidas para o português e atualizadas a cada semestre, ou quando há alguma alteração nas leis e regras vigentes.

As informações práticas permitem que você faça todos os trâmites por conta própria, para não perder tempo nem dinheiro contratando terceiros para realizar os processos por você. Se mesmo assim você for contratar algum serviço de terceiros, com nossos guias você estará muito melhor informado para poder negociar, avaliar e contratar o serviço de sua preferência.

Mesmo que você não compre os guias, o post irá trazer uma série de questões importantes que devem ser avaliadas na hora de se mudar para a Argentina.

Vamos lá?

 

1 – Emprego em Buenos Aires (ou: o que fazer para me sustentar?)

Morar na Argentina Buenos Aires dicas e Informações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A primeira coisa com a qual a pessoa irá se preocupar é com a questão financeira. O que fazer para sustentar um vida em Buenos Aires (ou em qualquer outra parte da Argentina).

Bom, para ter um emprego em uma empresa Argentina onde você possa fazer uma carreira, o passo 1 é falar espanhol. Espanhol fluente. Não o famoso portunhol. Imagine-se fazendo uma reunião com a área de marketing da empresa e não conseguir entender o que estão falando ou se expressar corretamente. Sem espanhol, você não passaria nem na entrevista.

Se você é um freelancer, e trabalha remotamente, poderia manter alguns clientes no Brasil enquanto aprende o espanhol e daí poderia começar a conquistar clientes no mercado da cidade em que irá viver.

Se você é um empreendedor, tenha em conta que na Argentina a cultura, apesar de parecida, é bem diferente. Os costumes são distintos e muitas vezes o negócio que funciona aqui não funciona lá. Por isso é importante investigar não só o mercado, como os costumes das pessoas que vivem lá. E, para entender os costumes de um povo, você tem que ir viver no local por um tempo.

Se você vive de renda no Brasil, veja quais são os procedimentos, impostos e limites para enviar dinheiro ao exterior.

Se você quer saber como é o mercado de trabalho na Argentina, mais precisamente em Buenos Aires, nós elaboramos um guia com informações completas para que você possa começar a se planejar a sua busca pelo emprego ideal. Veja aqui.

 

2 – Custo de vida na Argentina

Morar na Argentina Buenos Aires dicas e Informações

 

A Argentina já foi um destino barato, onde o Real tinha um poder de compra relativamente alto em comparação ao Peso Argentino. Idos tempos.

Hoje, qualquer brasileiro que more na Argentina poderá te dizer que as coisas na Argentina são caras. Principalmente no que tange à alimentação, mas também em outros aspectos como transporte e moradia.

Ao se mudar para a Argentina, você terá que pensar no custo de vida na Argentina e os gastos que você terá vivendo no país.

Entre todos os gastos que você terá vivendo na Argentina, você terá que avaliar os principais fatores como:

– Custo de Aluguel / moradia e tudo o que se refere a este item como condomínio, impostos, etc.

– Custo de serviços básicos: água, luz, internet, gás, TV a cabo, celular.

– Custo de alimentação (em casa / fora de casa / supermercado).

– Custo de transporte (carro, moto, transporte público).

– Custo de saúde (plano de saúde, remédios).

– Custo de sair e se divertir (cultura, gastronomia)

– Custo da sua visita ao Brasil (anual / semestral / mensal) – esse é um custo que não temos quando vivemos no Brasil com nossa família e amigos, mas que se incorpora às suas finanças pessoais quando você decide morar fora.

Esteja preparado. Cada um desses custos será igual ou maior do que no Brasil. Muitas vezes, maior. Por isso é interessante dar uma olhada nos valores de aluguel, nos valores das coisas no supermercado e fazer uma estimativa de custos.

Dica super importante, que ninguém pensa na hora de se mudar: sempre tenha separado o dinheiro da passagem de volta (custos de voltar ao Brasil). Porque se você por um acaso não tiver mais dinheiro para se sustentar na Argentina, ou quiser retornar ao Brasil por algum motivo, você pelo menos tem o dinheiro necessário para voltar.

Então, além de planejar e guardar o dinheiro para ir, planeje e guarde o dinheiro para voltar. Ninguém sai pensando em voltar, mas é sempre bom se prevenir e evitar situações ruins.

Nós elaboramos um guia com todos os custos de morar na Argentina (especialmente em Buenos Aires), com informações importantes e referências de preços, além de simulação dos gastos de duas pessoas adultas vivendo em Buenos Aires. Veja aqui.

 

3 – Aluguel e Moradia na Argentina

morar na argentina buenos aires dicas e informações

 

Já que falamos de custos, vamos falar de um assunto que também é um dos mais importantes na hora de se mudar. Onde você vai morar?

Alugar um apartamento em Buenos Aires é como alugar um apartamento no Brasil, mas um pouco mais complicado. Primeiro, você terá que pesquisar este apartamento, ver algumas opções, pesquisar preços. E você tem duas opções: fazer isso estando no Brasil ou fazer isso estando na Argentina.

Procurar imóvel estando no Brasil pode agilizar o processo, mas tem alguns obstáculos como a comunicação com as imobiliárias e o fato de que você pode olhar pela internet, mas na hora que você chegar lá para ver o apartamento, ele poderá já estar alugado. Não adianta fazer uma pesquisa detalhada de apartamentos muito antes da sua chegada. É bacana pesquisar para ter valores de referência e planejar seus custos, mas comece sua busca com no máximo um mês de antecedência à sua viagem.

Procurar imóvel estando na Argentina é o ideal (ainda assim você deve primeiro olhar algumas opções antes de sair do Brasil). Ao chegar na Argentina, procure um hostel, uma pensão ou um Airbnb para ficar pelo primeiro mês. Você vai usar este primeiro mês para procurar imóveis para morar. Vai visitar imobiliárias e imóveis até encontrar o imóvel que encaixe nas suas preferências e no seu bolso.

As taxas, impostos, seguros, procedimentos e regras são diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Então, informe-se antes de ir.

Nós elaboramos um guia que contém informações detalhadas de todos os procedimentos e taxas necessárias para compra e aluguel de imóveis na Argentina, além de valores de referência de aluguel. Veja aqui.

 

4 – Costumes Argentinos

morar na argentina dicas e informações

 

Apesar de que os costumes na Argentina são muito semelhantes aos nossos à primeira vista, eles são bastante diferentes.

Sim, nós comemos carnes, arroz, legumes e purê, temos churrascos, pizza e macarronada. Nós temos Natal, Ano Novo, comemoramos os aniversários com bolo e parabéns. Somos de uma cultura ocidental com raízes culturais bem parecidas.

Mas é diferente. Nós não temos a mesma realidade social, política ou cultural. Somos distintos na forma que enxergamos o trabalho e as relações sociais. Somos diferentes no modo como nos relacionamos com pessoas.

E todos esses aspectos são bastante sutis, sentidos à medida que vamos nos encaixando na sociedade, começamos a trabalhar, namorar e fazer nossas amizades argentinas.

Muitas pessoas não se enquadram na sociedade argentina e voltam ao Brasil. Outros se encantam com o jeito argentino de ser e escolhem ficar. Você perceberá isso quando começar a tecer uma vida social na Argentina.

Em qualquer local do mundo, os expatriados se unem para manterem vivos os costumes e tradições de seus países de origem e, assim, não se sentirem como um peixe fora d´água. Com os brasileiros, não é diferente. Você encontrará grupos de expatriados brasileiros vivendo na Argentina e que ajudam os seus compatriotas. É mais fácil encarar um novo país sabendo que outras pessoas como você estão passando pelas mesmas situações e estão dispostas a ajudar.

É normal, em um primeiro momento, fazer comparações com o Brasil: no Brasil não era assim, no Brasil funcionava melhor, ou pior, etc. Este primeiro momento pode se estender por alguns meses, até você se acostumar de verdade com a sua nova realidade e aceitá-la, com sues pontos positivos e negativos.

Para este tópico, não temos nenhum guia elaborado. Cada um irá sentir e perceber estes costumes e se adaptar (ou não) à medida que vão experimentando a vida na Argentina.

 

5 – Residência Permanente na Argentina (DNI)

morar na argentina buenos aires dicas e informações

 

Agora que você já pensou em muitas coisas que expusemos neste post, já se planejou, se decidiu e está com muita vontade de fazer suas malas para ir morar na Argentina, você precisa saber que para viver lá, você precisa de um visto de residência permanente no país.

O nosso visto de turista tem validade de 90 dias e, para manter-se mais do que estes 3 meses na Argentina, você precisará solicitar este visto de moradia.

O processo é rápido e sim, dá pra fazer sozinho. Existem agências que cobram (bem caro) para intermediar este processo.

Mas basicamente você precisará certificar e validar alguns documentos no Consulado Brasileiro e apresentar no departamento migratório argentino. Sim, tem algumas etapas, tem algumas burocracias.

Nós elaboramos um guia (que está sempre atualizado) que explica passo-a-passo como fazer isso. Veja aqui. Recomendamos mesmo para quem vai contratar alguma agência, para saber quais os custos e o que vai ser necessário.

 

6 – Vou com meus filhos pra Argentina: Como são as escolas na Argentina?

Morar na Argentina Buenos Aires Informações e Dicas

 

Se você vai se mudar para a Argentina levando seus filhos, a sua primeira preocupação é: como eu vou fazer com a escola das crianças? É muito complicado? Eles vão conseguir seguir o programa escolar?

Existem muitas opções de escolas na Argentina que aceitam o ingresso de brasileiros. Para ingressar na escola, é necessária a validação dos documentos escolares da criança no Brasil e na Argentina.

Nós elaboramos um guia que explica quais são os documentos necessários e todos as etapas de validação, além de trazer informações importantes sobre o sistema de ensino na Argentina. Veja aqui.

 

6 – Posso cursar uma universidade na Argentina?

morar na argentina dicas e informações

Na Argentina, não é necessário prestar o vestibular para entrar na faculdade. Porém, todos os candidatos devem fazer (e passar) no ciclo básico, um curso de ingresso obrigatório nas universidades do país. Além disso, os brasileiros sao aceitos nas universidades públicas da Argentina.

Assim, muitos jovens brasileiros se mudam para a Argentina para cursar uma faculdade no país.

Nós elaboramos um guia que explica o passo-a-passo do processo de inscrição e documentos necessários. Veja aqui.

 

7 – A mudança para a Argentina: como levar os móveis para a Argentina?

morar na argentina dicas e informações

 

Ok, tudo pronto, dei a entrada no processo, já tenho o dinheiro necessário, já tenho os planos de como me sustentar e vou começar a arrumar as malas!

E o que eu vou fazer com os meus móveis? Vou levar tudo pra lá? Como é isso? Tem alguma emrpesa de mudança? É caro? Me ajudem!!

Sim, existem empresas de mudança internacional. E sim, são caras. Para se ter uma ideia, um processo de mudança custa entre 3 a 5 mil dólares (sim, dólares).

Então, o que fazer? O que vemos muito são pessoas que optam por vender tudo no Brasil (geladeira, fogão, móveis pesados, TV, etc) e comprar tudo novo na Argentina. Afinal, é possível que você alugue uma casa já mobiliada. Os pertences queridos, você pode deixar sob custódia de algum parente (aquela mesa da sala que você demorou 2 anos para achar, por exemplo), ou em algum guarda móveis.

Essa é a opção mais em conta e você perderá menos dinheiro do que transportando tudo em uma transportadora internacional.

 

8 – Esteja aberto à nova cultura

morar na argentina dicas e informações

 

Para se dar bem em qualquer lugar do mundo, a dica é a mesma: esteja aberto à esta nova cultura. Muitas coisas serão diferentes do que são no Brasil, o idioma e suas gírias terão que ser aprendidos com calma e você terá que ser flexível quanto aos costumes argentinos.

Esteja aberto para as mudanças e novos ares. Muitas pessoas saem do Brasil, mas o levam com elas. Esperam que as coisas sejam parecidas com as quais estão acostumados. E não será assim.

Você conhecerá pessoas novas, lugares novos, paladares novos, pensamentos novos, um idioma novo. Tudo será novo.

Quando tudo é novo, temos que assimilar muitas coisas ao mesmo tempo. Para alguns, é mais fácil se adaptar às novidades, para outros demora um pouquinho mais. Mas o certo é que todos saem desta experiência um pouquinho diferentes e com muitas histórias para contar.

Abrace a oportunidade de viver uma nova cultura e assim poderá viver momentos de muito aprendizado na terra dos nossos vizinhos!

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


×
Olá, podemos ajudar?
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina